Advertisement

Cemae realiza festa de natal para cerca de 500 alunos especiais


Comemoração contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, apresentações dos alunos e distribuição de presentes pelo Papai Noel

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) realizou nesta quarta-feira, dia 13, a festa de natal no Ginásio do Ilha Clube, para cerca de 500 alunos da rede pública de ensino atendidos pelo Centro. O evento contou com apresentações dos alunos e distribuição de presentes pelo Papai Noel. Esteve presente o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable acompanhado da primeira-dama Regina Borges Motta Costa; a vice-prefeita, Fátima Lima; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho; o secretário de Governo, Alberto Carneiro; a coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho; representando a Secretaria de Educação, as coordenadoras Aparecida Xavier e Rosângela Maielo; professores, pais e alunos.
O prefeito Rodrigo Drable parabenizou a equipe do Cemae. “Muito feliz por estar nesta tarde celebrando o natal. Eu tenho no coração que a coordenadora Sônia Coutinho era a pessoa certa para resgatar essa comemoração que não era feita há quatro anos. Que os nossos alunos e suas famílias tenham um natal cheio de amor e esperança e que 2018 seja melhor ainda do que 2017 foi”, afirmou.
Para a coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, foi uma emoção muito grande realizar a festa. “Estou muito emocionada porque faz quatro anos que não era realizada essa festa no município. É com alegria que agradecemos a todos os professores, pais e amigos que cooperaram para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou.
Participaram da festa de natal, alunos com algum tipo de deficiência como física, mental, cognitiva ou com dificuldade de aprendizagem das escolas municipais atendidas pelo Cemae nos locais especializados como as Salas de Recursos do AEE (Atendimento Educacional Especializado), Oficina Profissionalizante Professora Didi Coutinho, Escola Bilíngue Prefeito Marcello Drable, Centro Educacional Carlos Campbell e SAEC (Sala de Atividade Educacional). Os alunos apresentaram uma música com o Coral de Surdos e coreografia com os estudantes das oficinas. A banda formada pelos alunos do Colégio Municipal Paulo Basílio, do projeto Música nas Escolas, também apresentou.
A dona Mariza da Cunha, de 64 anos, é uma das atendidas pelo Cemae. Ela conta que trabalhava com estética e teve que parar por conta da baixa visão. “Depois que eu parei de trabalhar fiquei sem rumo e sem saber o que fazer. O Cemae me abriu novas portas e possibilidades. Estudei braile, fiz concurso e hoje estou trabalhando como auxiliar de serviços gerais. Me sinto realizada”, declarou.
A festa foi realizada com recursos provenientes do evento beneficente ‘Mesas de Natal’, realizado em novembro no Clube Municipal. Na ocasião, mais de 300 pessoas participaram do evento, realizado em prol da população de Barra Mansa que conta com o apoio dos projetos sociais realizados pelo Cemae.