Advertisement

Prefeitura de Volta Redonda lança projeto esportivo Comunidade em Movimento

Prefeitura de Volta Redonda lança projeto esportivo Comunidade em Movimento

Esse novo projeto vai atender aos diversos núcleos que são absorvidos pelo Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, está criando um novo projeto esportivo para atender as crianças e adolescentes que vinham sendo assistidos pelo Programa Segundo Tempo, cujo convênio encerrou nessa segunda-feira, dia 22. Em Volta Redonda as atividades do Programa Segundo Tempo eram realizadas diariamente em 50 núcleos espalhados pela cidade, atendendo crianças e adolescentes de seis a 17 anos. De acordo com o Ministério do Esporte, o atual convênio foi firmado em 2012 e já foi aditivado pelo prazo máximo que são cinco vezes.
“Infelizmente é uma situação legal e não podemos mais estender esse convênio, senão estaríamos infringindo a legislação federal”, relatou a responsável pelo setor de projetos da Smel, e pela equipe do escritório de projetos da prefeitura de Volta Redonda, Christian Junqueira.

O Programa Segundo Tempo tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, além de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Diante desse novo cenário, a prefeitura assumirá essas ações com o Projeto Comunidade em Movimento, que inicialmente atenderá esse público do Programa Segundo Tempo e futuramente abrangerá também jovens e adultos. O prefeito Samuca, sensibilizado pelo impacto do projeto nas comunidades, explicou que “Mesmo com o atual momento financeiro que a cidade vem passando, não podemos deixar de lado o projeto de tamanha importância para a sociedade. Já é sabido por todos que o esporte, lazer e o exercício físico são fundamentais na formação do cidadão, gerando melhoria da qualidade de vida”.

O projeto oferece diversas práticas de esporte e lazer que tem como principal função tirar as crianças e adolescentes do risco social. De acordo com a secretária Municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o novo edital disponibilizado pelo Ministério do Esporte, contemplará apenas cinco núcleos na cidade.

“O Governo Federal fez várias mudanças no edital do PST, devido ao momento em que o país passa. Nossa cidade era contemplada com 50 núcleos, de acordo com as mudanças do Governo Federal, passará a ter apenas cinco. Mas mesmo com poucos recursos, vamos continuar esse trabalho melhorando cada vez mais a qualidade das ações desenvolvidas”, disse Maria Paula.