Advertisement

Música nas Escolas recebe o Duo Ferreira Richter para recital em sua sede


O dueto dá início a uma série de recitais de música de câmara no Projeto Música nas Escolas.
O Duo Ferreira Richter, formado pelo clarinetista Bezaleel Ferreira e a pianista Raisa Richter, realiza recital na sede do Projeto Música nas Escolas, nesta sexta-feira, 09 de outubro, às 20h00. O evento gratuito inicia uma série de recitais de música de câmara com artistas do Projeto Música nas Escolas.
O clarinetista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Bezaleel Ferreira, se uniu, para formação do dueto,  à pianista Raisa Richter enquanto cursavam o Bacharelado em Música na UFRJ. Em 2011, o Duo Ferreira Richter fez seu recital de estreia na Série Talentos. Este ano, o Duo se apresentou no encerramento do Festival Brasil-Alemanha.
Com repertório que valoriza a música latina americana, o Duo Ferreira Richter dá inicio a uma série de recitais de música de câmara no Projeto Música nas Escolas, com grupos formados por músicos do projeto. A música de câmara é composta para ser executada por um número pequeno de instrumentos, aproximando se mais do público.
Assim como o clarinetista Bezaleel Ferreira, que atua na OSBM e no Duo Ferreira Richter, outros músicos do projeto e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também possuem grupos especializados na música  de câmara. No Projeto Música nas Escolas também existem grupos de música de câmara, como a Camerata de Cordas Juvenil e o Quinteto de Metais. A série de recitais de música de câmara promove os grupos formados essencialmente para sua execução.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.       
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A  gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.