Advertisement

Bacharelado em Ciências Políticas (Políticas Públicas)

Este curso é muito interessante, quem sabe uns e outros candidatos, poderiam  fazer para evitar de falar e fazer besteiras em Barra Mansa-RJ?

Candidatos que realizaram o vestibular 2012 para a Universidade Federal Fluminense (UFF) terão nos próximos dias mais uma chance uma nova chance de ingressar nos cursos de graduação da instituição - entre eles, o novo curso de bacharelado em Ciências Políticas (Políticas Públicas), que será oferecido no campus de Angra dos Reis.

No total, a UFF disponibilizará 1157 vagas para a segunda edição do Sisu 2012. Para concorrer, os estudantes deverão inscrever-se entre os dias 18 a 22 de junho no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

Detalhe importante: apenas poderão realizar a inscrição no Sisu 2º/2012, os candidatos que fizeram as provas do Enem 2011 e obtiveram nota superior a zero na redação. Os estudantes precisam ter em mãos o número de inscrição e a senha cadastrada quando se inscreveram no Enem 2011. Não será possível participar utilizando o número de inscrição e a senha cadastrada em outras edições do Enem.

As vagas oferecidas pela UFF serão para ingresso em cursos com turmas que terão início no segundo semestre de 2012. Informações sobre o cronograma do processo seletivo, o termo de adesão da universidade ao Sisu e as vagas disponíveis em cada curso podem ser encontradas em http://www.coseac.uff.br/2012/sisu-2.htm.

Políticas Públicas
O novo curso de Ciências Políticas (com ênfase em Políticas Públicas) tem o objetivo de contribuir para a configuração de políticas que se postem como efetivos instrumentos de promoção ao desenvolvimento humano e ao bem-estar social.

Seu currículo, construído por parte do corpo docente local, almeja este fim através da oferta de uma formação interdisciplinar, na qual o aluno esteja habilitado, ao seu final, a compreender a complexa máquina institucional que compõe o Estado brasileiro e as demais instituições que com ele atuam. Desta maneira, acreditam seus idealizadores, os formandos poderão atuar em processos de estímulo, planejamento, implementação e avaliação das políticas públicas, em organizações diversas e em distintos contextos políticos, econômicos e sociais.

Outro objetivo é assegurar aos seus participantes uma formação também integral (sob a associação do ensino, da pesquisa e da extensão) capaz de despertar neles o contínuo desejo de aperfeiçoar seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes, podendo, assim, ser capazes de atuar em organizações de diversos tipos (públicas, privadas e não-governamentais) que tenham como horizonte tático a formulação de instrumentos de pesquisa e de tecnologias de intervenção social que visem à eficiência e à eficácia (ou seja, o uso competente dos recursos públicos) das políticas públicas da área social.

Em especial, as áreas que estão em sintonia com as linhas temáticas pré-selecionadas (Meio Ambiente; Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação; e Direitos Sociais), que poderão ser ampliadas de acordo com o perfil do corpo docente a ser instituído e /ou demandas locais identificadas a partir das pesquisas acadêmicas desenvolvidas na região respectiva.

O norte estratégico do novo curso, portanto, é a colaboração ao combate das desigualdades sociais historicamente presentes na sociedade brasileira, a começar pela região Sul Fluminense, visando o aperfeiçoamento e a consolidação da nossa democracia.
http://sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com.br/2012/06/novo-curso-da-uff-em-angra-bacharelado.html