Advertisement

Vaninho solicita realização do programa Ambiente Solidário em Itatiaia


O plenário da Câmara de Itatiaia aprovou, nesta quinta-feira (15), a indicação de nº 765/2018 do vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB) que solicita ao Executivo que faça uma parceria com o Governo do Estado para o município ser contemplado pelo Programa ‘Ambiente Solidário’, realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente.  O Programa tem como pilares a defesa ambiental, a geração de trabalho e renda e a promoção da parceria entre os agentes públicos, terceiro setor, empresas e entidades representativas dos segmentos.
O programa engloba três projetos que estão correlacionados e tratam da gestão de resíduos sólidos e da logística reversa: Projeto Catadores e Catadoras em Redes Solidárias (CRS), Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (PROVE), Caravanas Ambientais e Logística Reversa (GIRE).
“As principais metas são: criar alternativas para o reaproveitamento dos resíduos em diversas cadeias produtivas e ao mesmo tempo gerar oportunidades de trabalho e renda aos catadores dentro do segmento da reciclagem”, explica Vaninho, membro da Comissão de Meio Ambiente na Câmara.
Lixeiras seletivas
Logo nas primeiras sessões do ano, Vaninho apresentou na Câmara a indicação de nº 36/2018 solicitando a Prefeitura que instale lixeiras seletivas em locais púbicos, como por exemplo, nas escolas.
“Além de deixar a cidade mais limpa, transmitirá a todos a necessidade de adotar medidas que preservem o Meio Ambiente. Uma das alternativas para a administração municipal colocar em prática esta ideia é firmar parcerias com empresas privadas que tenham interesse em contribuir para instalação de lixeiras seletivas”, argumenta Vaninho.