Advertisement

CIAP BM, Sebrae/RJ e Prefeitura iniciam capacitação de artesãos de Barra Mansa

Objetivo é qualificar os artesãos em empreendedorismo e gestão empresarial para melhorar os negócios

Teve início nesta quarta-feira, dia 14, o programa de capacitação de artesãos de Barra Mansa. A iniciativa é uma parceria da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com a ACIAP (Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa) e o Sebrae/RJ. O objetivo é qualificar os artesãos em empreendedorismo e gestão empresarial para melhorar os negócios.
Ao longo de cinco meses, eles terão a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e palestras de diversos temas. “Ficamos surpresos com o interesse dos artesãos. A expectativa era formar apenas uma turma, mas foram tantos interessados que acabamos criando mais uma turma. As capacitações vão acontecer nos períodos da manhã e noite e acontecerão quinzenalmente de abril até julho, no auditório da ACIAP BM”, explicou Fabiana Ramos, analista do Sebrae/RJ.
Entre os temas que serão abordados em oficinas e palestras estão associativismo, planejamento, vendas, atendimento ao cliente, formação de preços e finanças. “Nossa ideia é preparar os artesãos não só para participar da Flumisul, mas também para que possam desenvolver seu negócio e acessar novos mercados. Anualmente, o artesanato movimenta R$ 50 bilhões na economia brasileira e temos certeza que, ao proporcionar esses cursos, vamos fomentar esse setor em nossa cidade”, destacou Denyse Singulani, presidente da ACIAP BM.
Para a gerente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bella Santos, a iniciativa vai mudar a perspectiva dos artesãos. “Os cursos e palestras vão ajudar os participantes a inovar e criar novos produtos. Tenho certeza que a profissionalização do negócio, aliada ao associativismo, vai trazer resultados muito positivos para o setor”, defendeu a gerente de Turismo.
A artesã Carla Messias contou que estava ansiosa para o início do programa. “Há muito tempo busco essa profissionalização e, quando soube que teria essa oportunidade, logo me inscrevi para participar. Vou me aperfeiçoar para produzir peças mais bonitas e gerir meu negócio de maneira correta”, afirmou Carla.