Advertisement

II SEMINÁRIO ARIE FLORESTA DA CICUTA

Será realizado neste sábado, dia 21 de Outubro de 2017, o II SEMINÁRIO ARIE FLORESTA DA CICUTA que este ano debaterá o tema: “PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS”. O Seminário tem como objetivos: promover a divulgação da Unidade de Conservação Federal Área de Relevante Interesse Ecológico-ARIE Floresta da Cicuta, ampliar o conhecimento da Unidade pela sociedade em geral através da apresentação de informações científicas e possibilitar uma maior integração e discussão entre diferentes setores da sociedade em torno de questões atuais e perspectivas relacionadas à ARIE Floresta da Cicuta e entorno.

O evento ocorrerá no AUDITÓRIO MILTON CARLOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE–UGB/FERP, localizado na Rua Deputado Geraldo Di Biase, nº 81, Aterrado, em Volta Redonda/RJ. ***ATENÇÃO PARA A ALTERAÇÃO DO LOCAL DO EVENTO: Inicialmente o Seminário iria ocorrer no Auditório da Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília. Entretanto, devido ao grande número de inscrições já realizadas foi necessário alterar o local do Seminário para o Auditório da UGB/FERP, no Aterrado.

PROGRAMAÇÃO do II Seminário ARIE Floresta da Cicuta:

SÁBADO, 21/10/2017
08:00 – 08:30 h
CREDENCIAMENTO/INSCRIÇÕES & ABERTURA OFICIAL
08:30 – 12:30 h
PALESTRAS: Apresentação dos resultados de pesquisas científicas realizadas na ARIE Floresta da Cicuta, com pesquisadores da UFF, UFRRJ, CEDERJ e ICMBio
TEMAS
  • Avaliação da capacidade de carga para fins de educação ambiental na ARIE Floresta da Cicuta;
  • Índice de qualidade da água do Rio Brandão na ARIE Floresta da Cicuta;
  • Projeto Piloto do Rio Brandão;
  • Vegetação da ARIE Floresta da Cicuta e fragmentos florestais adjacentes;
  • Mamíferos terrestres de médio e grande porte da ARIE Floresta da Cicuta Aves da ARIE Floresta da Cicuta;
  • Ocorrência e impactos de cães domésticos na ARIE Floresta da Cicuta.
14:00 – 17:00 h
MESA REDONDA: “Experiências e Desafios da Participação Social na Gestão da ARIE Floresta da Cicuta”, com representantes de diversas entidades (Universidades, ICMBio, Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, MPF, ONGs Ambientalistas, dentre outras).

Será fornecido CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO aos que estiverem presentes durante todo o Seminário, isto é, nas Palestras pela manhã e na Mesa Redonda a tarde.

INSCRIÇÕES:  CLIQUE AQUI para efetuar sua inscrição no II Seminário ARIE Floresta da Cicuta ou se inscreva durante o credenciamento no início do evento (de 08:00 às 08:30 h).

Este ano, junto com o II Seminário, estará acontecendo também a I MOSTRA FOTOGRÁFICA DAS AVES E MAMÍFEROS DA ARIE FLORESTA DA CICUTA.

ENTIDADES ORGANIZADORAS DO II SEMINÁRIO ARIE FLORESTA DA CICUTA 2017: 1. Comissão Ambiental Sul; 2. Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda; 3. Centro Universitário Geraldo Di Biase-UGB/FERP; 4. Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA; 5. Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense-UFF/VR; 6. Programa de Estudo, Manejo e Conservação do Bicho-Preguiça; 7. Associação Ecológica Vale do Paraíba; 8. Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Volta Redonda-SEPE/VR. Apoio: Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul-CBH/MPS; Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda-SENGE/VR.

Mais informações através do e-mail: seminario.ariecicuta@gmail.com