Advertisement

Passeio reúne mais de 300 ciclistas em Barra Mansa

Passeio reúne mais de 300 ciclistas em Barra Mansa

Ação é a segunda etapa do projeto “Respeito ao Pedestre e ao Ciclista”; trajeto foi de 15 quilômetros, com início no Parque da Cidade, no Centro da cidade, até o distrito de Rialto

O passeio ciclístico organizado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Guarda Municipal de Barra Mansa através do PET (Programa de Educação no Trânsito)  contou com a participação de mais de 300 pessoas. O grupo saiu às 9 horas no Parque da Cidade e seguiu até Rialto, onde os participantes se dispersaram. Antes do passeio, que teve um percurso de 15 quilômetros, foram dadas orientações aos ciclistas e participantes com distribuição de panfletos informativos para o público.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, o evento superou as expectativas e teve um resultado muito positivo, com trajeto tranqüilo e agradável para os participantes. “Tudo que for relacionado à educação e conscientização, será positivo para a cidade. Queremos que os motoristas comecem a visualizar as bicicletas como meio de transporte e que saibam respeitar as regras de trânsito pra uso delas”, disse.

Para o coordenador do PET, Agostinho José da Silva Neto, a participação da população é essencial em atividades de orientação, para que esteja preparada para receber o aumento do fluxo de ciclistas com o projeto da CicloAtlântica. “A prática do ciclismo cresce muito e é de grande importância orientar a população sobre as regras de trânsito existentes para que todos estejam preparados para recepcionar ciclistas que os que passarão futuramente pela cidade”, destacou.

Ainda no projeto “Respeito ao Pedestre e ao Ciclista”, serão realizadas ações como colocação de placas de sinalização em vias compartilhadas entre veículos automotivos e bicicletas; distribuição de adesivos para carros, com informação sobre distância mínima a ser mantida e busdoor nos ônibus que circularão pela cidade, informando a população sobre a existência da artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro.