Advertisement

Fórum das Universidades de Volta Redonda se reúne com Samuca Silva

Fórum das Universidades de Volta Redonda se reúne com Samuca Silva

No encontro foram apresentadas as primeiras parceiras entre o poder público e as instituições de ensino

O prefeito Samuca Silva participou na tarde desta segunda-feira, dia 22, da primeira reunião de trabalho do Fórum das Universidades de Volta Redonda. No encontro, que aconteceu no Palácio 17 de Julho, foram apontadas as primeiras parceiras entre o poder público e as instituições de ensino. Atualmente, o município possui em torno de 35 mil acadêmicos de seis instituições (UFF, Unifoa, UBM, UGB, FASF e IFRJ).

“Já é uma realidade que Volta Redonda é uma cidade universitária. Não vejo como, por exemplo, o município contratar uma empresa de fora para elaborar projetos que podem ser realizados pelos nossos acadêmicos. Temos um excelente capital intelectual”, ressaltou Samuca Silva, que convidou as instituições de ensino para participar da segunda edição da Rua de Compras que será realizada na Avenida Sávio Gama, no Retiro, na véspera do Dia dos Namorados (11 de junho, domingo).   

“Acima de qualquer interesse comercial, a população de Volta Redonda está em primeiro lugar. Sabemos que o Unifoa não consegue isso sozinho. Precisamos de parcerias. Nossos estudantes têm boas ideias e precisam de nossa ponte com o governo”, destacou o professor Carlos José Pacheco, representante do Unifoa.

Outra ideia do prefeito – que também foi aceita pelas universidades – é a realização do Congresso Regional de Educação em Volta Redonda com palestras, exposições e cursos. “É uma ideia que devemos amadurecer entre todas as instituições de ensino junto com o governo municipal”, disse o diretor da FASF (Faculdade do Sul Fluminense), Cláudio Menchise.   

PPA Digital e Museu Tecnológico

Durante o encontro, o secretário municipal de Planejamento, Júlio Andrade, sugeriu que as instituições participem do PPA (Plano PluriAnual), do Orçamento Participativo, com apresentação de acadêmicos que são voltados ao município. “Temos muitos talentos no meio acadêmico e precisamos aproveitá-los no PPA”, disse o secretário. Samuca concordou e destacou: “É o primeiro PPA Digital do país”.

Aproveitando o encontro o prefeito de Volta Redonda pediu apoio das instituições para a construção do primeiro Museu Tecnológico da América Latina. Só há dois no mundo: um nos Estados Unidos e outro no Reino Unido. Em Volta Redonda, um colecionador ofereceu ao município um acervo de 300 computadores (todos funcionando) de várias épocas. “O museu será um grande incentivo para o turismo na cidade”, afirmou Samuca.
 
O próximo encontro acontecerá no dia 7, quarta-feira, no UBM Campus Cicuta. Já o lançamento oficial do fórum deve ocorrer no dia 14, também na quarta-feira.