Advertisement

Zoológico de Volta Redonda tem o maior recinto de felinos do Estado do Rio de Janeiro

Zoológico de Volta Redonda tem o maior recinto de felinos
do Estado do Rio de Janeiro
Entrada gratuita e organização atraem visitantes de várias regiões

O Zoológico Municipal de Volta Redonda que recebe visitas de toda a região contém o maior recinto felino do Estado do Rio. O espaço destinado aos leões e tigres tem mais de mil metros quadrados, além de sombreamento e toca. Os animais que já estão com idade avançada foram acolhidos e recebem todos os cuidados adequados, principalmente com a alimentação. Mesmo tento hábitos noturnos, os felinos desfilam toda sua beleza e preguiça aos visitantes do zoológico. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alfredo Peixoto, existe uma logística específica para tratar os animais.

“O leão é um felino, por isso dorme a maioria do tempo. Seus hábitos são noturnos. A alimentação desses animais é feita quase ao fim do dia devido a esse hábito. A limpeza das jaulas também é feita em um horário específico para não atrapalhar o animal”, disse Alfredo.       

O leão criado em cativeiro vive cerca de 20 anos. A maioria dos animais que hoje está no Zôo de Volta Redonda sofreu maus-tratos e não têm condições de voltar para o seu habitat. O leão Mufasa tem 18 anos e chegou ao Zoo após ser recolhido do circo em que vivia em condições ruins. “Ele chegou aqui muito debilitado. Veio de um circo no Paraná e com idade já bem avançada. Muitos animais que chegam aqui no zoológico sofreram até algum tipo de mutilação”, destacou o administrador do zoológico e biólogo, Jadiel Teixeira.
“No Zoológio Municipal os animais recebem o tratamento adequado. A alimentação dos tigres e leões é de mais de cinco quilos de carnes por dia, músculo e coração bovinos, frango inteiro e alguns suplementos alimentar, fazem parte das refeições dos felinos”, completou Jadiel.
O zoológico é um dos pontos turísticos de Volta Redonda. Ocupa cerca de 150.439 m2 e está localizado em área de mata atlântica, no entorno da Floresta da Cicuta. Recebe visitantes de regiões como Vale do Paraíba e Baixada Fluminense. De acordo com a visitantante de São Paulo, Lara Rosito,  o fato que mais chamou a atenção é que em Volta Redonda, a entrada no Zoo é gratuita.

“Fiquei sabendo que ele é o único zoológico público do interior do Estado. Os outros cobram pra entrar e aqui não. Vim com os meus dois filhos e eles adoraram. Aqui é bem bonito e organizado. Dá pra ver os animais de verdade. É um espaço muito agradável”, afirmou a visitante.

Zôo vai funcionar no feriado de 01 de maio
Sempre as segundas-feiras o zoológico fica fechado ao público para manutenção, no entanto, na próxima segunda, dia 01 de maio, o local vai abrir normalmente para atender aos visitantes no feriado do Dia do Trabalhador.
Segundo o administrador, essa é a primeira vez que a data cai em um dia de manutenção. “Pela primeira vez esse feriado caiu em uma data em que o Zôo fica fechado. Para que os visitantes da cidade e os volta-redondenses não fiquem sem essa opção de lazer, vamos abrir para o público”, anunciou Jadiel.