Advertisement

Proteção Especial da SMAC promove primeira reunião técnica

Proteção Especial da SMAC promove primeira reunião técnica
Educação permanente deverá acontecer bimestralmente

O Departamento de Proteção Especial (DPES) da Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) promoveu a primeira reunião com todos os técnicos das unidades, nesta segunda-feira, dia 24, às 14h, no auditório da Smac. O objetivo foi envolver toda a equipe com a temática da cartilha ‘Parâmetros para atuação do serviço social e da psicologia na assistência social’, produzida pelo conjunto CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e CFP (Conselho Federal de Psicologia), sobre a interface entre as profissões dentro da política de assistência, bem como o instrumento de visita domiciliar.

Esse tipo de reunião, segundo a diretora do DPES, Larissa Fagundes, acontecerá bimestralmente, sempre visando promover a educação permanente dos profissionais e a qualidade dos atendimentos.

O DPES é constituído pelas seguintes unidades: CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência); CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social); Centro Pop; Centro Dia do Idoso; Centro Dia do Idoso Sinval Santos (especializado no atendimento aos portadores de Alzheimer); Abrigo Municipal Seu Nadim; Família Acolhedora e Residência Inclusiva.

Segundo Larissa, as capacitações fortalecem a autonomia do profissional, produzindo mais conhecimento e estreitando o diálogo entre gestão e unidades. “Já existia essa demanda dos técnicos do departamento de uma aproximação com a gestão, bem como uma necessidade de repensar a prática profissional. Utilizamos este espaço de reunião como educação permanente para que possamos atender estas necessidades e estamos articulando para que, no futuro, possamos trazer outros atores para estes momentos, principalmente as universidades”, contou.

O psicólogo Tiago da Silva Cabral, afirmou a necessidade do espaço de estudo. "Acho este espaço muito democrático para partilha de conhecimento entre os técnicos e promove a capacitação continuada. Espero que continue acontecendo, porque enriquece muito o nosso trabalho", disse.