Advertisement

Academia de Ginástica do Estádio Raulino de Oliveira abrigará serviço de reabilitação cardíaca




O serviço beneficiará, inicialmente, cerca de 50 pacientes atendidos pelo SUS

Os pacientes cardíacos de Volta Redonda acabam de ganhar um novo serviço de reabilitação que está sendo implantado através de uma parceria entre a secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel) e secretaria municipal de Saúde (SMS), no Centro Municipal de Reabilitação Física Tuffi Rafful (Cemurf). O serviço beneficiará, inicialmente, cerca de 50 pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O atendimento acontece às quartas-feiras, de 8 às 13h no Cemurf e na Academia de Ginástica.

Segundo o diretor de fomento ao exercício da Smel, Leonardo Inácio, os pacientes irão utilizar a Academia de Ginástica Dr. Eljo Candido de Oliveira, focado na terceira idade, que fica no 2° andar do estádio Raulino de Oliveira para realizar os seus exercícios. “Essa parceria é muito importante para os pacientes cardiopatas. Nosso objetivo é de formar uma rede completa para o atendimento desses pacientes. A nossa academia é especializada na terceira idade e está próxima ao centro de fisioterapia. Isso significa que é o espaço ideal para a realização das atividades físicas desses pacientes”, disse o diretor.
De acordo com o coordenador do Cemurf, Vladmir Lopes de Souza, os pacientes são encaminhados por cardiologistas e estão em condições de iniciar a reabilitação cardíaca sem a necessidade de equipe de emergência, visto que são pacientes estáveis. “Com a implantação desse serviço vamos preencher uma lacuna existente no processo de reabilitação cardiovascular. Essa parceria é fundamental para o município, permitindo assim, o desenvolvimento de mais uma ação de saúde que garanta a integralidade na assistência à saúde”, disse o coordenador destacando que os fisioterapeutas que integram a equipe possuem especialização na área. 
O fisioterapeuta Glauco Fonseca de Oliveira, que faz parte da equipe, explica que o serviço de reabilitação realiza a prevenção e tratamento pós-cirúrgico e não farmacológico das doenças cardíacas. Ele explica que os exercícios aeróbicos e anaeróbicos melhoram a função do coração fazendo com que o funcionamento cardíaco atenda as necessidades desse paciente. Além disso, segundo o fisioterapeuta, influenciam psicologicamente na recuperação, uma vez que os pacientes se sentem mais seguros e menos cansados para realizar suas atividades diárias.
“O serviço de reabilitação cardíaca é um benefício extraordinário para o paciente. Patologias cardíacas são o mal do século, presente na maioria dos países ocidentais. Os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o  estresse estão associados ao aumento da incidência da doença. São doenças silenciosas e crônicas que merecem muita atenção”, conclui.
Para o aposentado Altair Santana de Matos, de 70 anos, morador do bairro Laranjal, que sofreu um infarto ano passado, a iniciativa é uma excelente notícia. “Estou começando hoje essa recuperação. Minha expectativa é que, brevemente, eu possa estar com minha vida normalizada e praticando exercícios frequentemente”, comemora o paciente.
Dona Elza de Souza, de 60 anos, moradora do bairro São João, que passou por uma intervenção cirúrgica há seis meses, está seguindo a orientação do seu médico. “Ainda sinto muita falta de ar e o meu médico me orientou a fazer acompanhamento com um fisioterapeuta cardiorrespiratório. Procurei o Centro de Fisioterapia e já estou sendo atendida. Com a orientação de um profissional me sentirei melhor. Apenas os exercícios que eu faço em casa não estão sendo suficientes”, disse.
Por Fátima Santos / Ascom VR
(24) 3339-9101