Advertisement

Prefeitura propõe grupo de trabalho permanente com taxistas de Volta Redonda



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu nesta segunda-feira, dia 30, em seu gabinete um grupo de dez taxistas acompanhados do presidente do sindicato da categoria, Clovis Barbosa da Silveira, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Dinho. Eles foram pedir apoio da administração municipal por mais segurança pública para o exercício profissional. Somente neste mês, segundo eles, taxistas já sofreram 12 assaltos no município.  De imediato, o prefeito propôs a formação de um grupo de trabalho permanente em busca de soluções junto ao poder público de todos os impasses dos taxistas.

Outra medida assumida pelo Chefe do Executivo foi a convocação para uma reunião a ser agendada, das forças de segurança do estado – representantes da Polícia Civil e Polícia Militar, junto com a Guarda Municipal e SUSER (Superintendência dos Serviços Rodoviários), com ampla participação dos taxistas e do sindicato da categoria.

“Todas as decisões que pudermos tomar em conjunto, dialogando sempre, para assegurar o direito de vocês trabalharem com segurança, nós vamos agir”, enfatizou Samuca.

Embora segurança pública seja obrigação constitucional do Governo do Estado, o prefeito de Volta Redonda disse que vai solicitar que a Guarda Municipal faça blitz educativas e corretivas nos bairros, aumentando a fiscalização.

O presidente do Sindicato, Clovis Barbosa da Silveira, considerou o protesto desnecessário diante do canal de diálogo que foi aberto pelo poder público para buscar soluções mais concretas para a questão. “A conversa com o prefeito foi muito boa porque ele nos recebeu prontamente e está dando o apoio necessário à categoria. Ele vai reunir todas as autoridades para melhorar a segurança dos taxistas de Volta Redonda. O Sindicato não apoia paralisação. Isto seria somente como o último recurso, se a gente não estivesse sendo atendidos. E o prefeito Samuca nos atendeu muito bem” disse o presidente do Sindicato dos Taxistas, Clóvis da Silveira, tendo a concordância do taxista Moisés de Andrade da Cooperação, com mais de 20 anos de profissão.

O presidente da Câmara Municipal, Sidney Dinho, que foi o porta voz do encontro entre os taxistas e o prefeito, também aprovou o resultado: “A reunião foi super proveitosa porque o poder público abriu as portas e se comprometeu a reunir as demais autoridades, taxistas, poder legislativo e autoridades da segurança pública para encontrar o melhor caminho, e garantir o trabalho com segurança dos taxistas”, enfatizou.

Segundo o sindicato, Volta Redonda tem cerca de 256 permissionários (concessões) de táxis e cerca de três profissionais por cada carro, o que equivale a 768 profissionais trabalhando no dia a dia da cidade.