Advertisement

Governo Municipal de Volta Redonda abre as portas para as associações de moradores


A reunião atraiu 50 representantes das comunidades

O presidente da associação de moradores da Vila Americana, Júlio Gil da Cunha, se emocionou durante a reunião com o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, no auditório da prefeitura, nesta quinta-feira, dia 19. Depois de muitos anos, esse contato foi realizado. Participaram 50 representantes de associações de moradores, incluindo a presidente da Federação das Associações de Moradores (FAM), Fátima Martins, e o futuro secretário de Planejamento, Júlio Andrade.
“Estou perplexo com o que estou vendo. Nunca tivemos essa abertura e esse respeito. Sabemos das condições orçamentárias e que precisamos eleger prioridades, no entanto, só essa abertura já demonstra que teremos uma relação diferente com a prefeitura. Isso me emociona como cidadão”, disse Júlio Gil.
Samuca afirmou que este será um governo de diálogo com a população e aproveitou para apresentar o ouvidor geral do município, Luiz Sérgio Teixeira Lorque. “Estamos montando um sistema de ouvidoria digital, onde todo cidadão terá voz. Queremos retomar o orçamento participativo e ainda ter um canal mais aberto com as associações de moradores; fortalecer esse movimento”, anunciou o prefeito, ressaltando que Volta Redonda tem problemas financeiros e que será necessário definir quais serão as prioridades.
O ouvidor explicou o processo da ouvidoria e enfatizou que o desafio é grande, mas que com tecnologia será possível ouvir a população e responder a todos. “A ouvidoria digital vai servir como um banco de dados com todas as demandas do município. Temos um regimento interno, com um tempo hábil para responder a cada cidadão. Quem se propõe a dialogar, como o prefeito Samuca disse, tem que estar pronto para escutar. E é para isso que estamos montando essa estrutura”, acrescentou Luiz.
O futuro secretário de Planejamento comentou que 27% das ações do Plano de Governo já estão iniciadas. “Entre as ações, a que vamos implantar e precisaremos muito da colaboração de vocês, está o PPA (Planejamento Plurianual) participativo. Vamos planejar juntos, os próximos anos de governo”, informou Júlio Amaral.
Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Niterói, Claudia Freitas, a reunião foi produtiva. “Podemos dar sugestões e também escutar o que o prefeito tem a dizer. O governo municipal está de parabéns pela iniciativa. Eu sugeri novas reuniões, porém setoriais, e prontamente o Samuca aceitou. Esse relacionamento de parceria é o que precisamos”, salientou.
A presidente da FAM também fez questão de comentar sobre a mudança de postura dos governos. “Nem com seis meses de antecedência eu conseguia marcar uma reunião”, reforçou.
Uma nova reunião com os representantes das associações foi marcada para o final do mês. Desta vez, com a presença de todos os secretários para que algumas pautas já comecem a ser debatidas.
Por Thaissa Costa, com fotos de Yuri Melo / Ascom VR
(24) 3339-9061