Advertisement

Cadeia Pública de Volta Redonda adere ao movimento de greve

Os agentes penitenciários da Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, no bairro Roma, em Volta Redonda, amanheceram em movimento de greve. Em matéria publicada hoje, o A VOZ DA CIDADE já havia antecipado essa possibilidade.
Ontem, as visitas aconteceram normalmente, diferente da situação de outros presídios do estado que já haviam aderido ao movimento, decidida em Assembleia Geral dos Servidores do Sistema Penal realizada na última segunda-feira, no Bangú Campestre Clube, no Rio de Janeiro.
Segundo um inspetor penitenciário da unidade de Volta Redonda, a ordem hoje é não deixar ninguém entrar no local. Nem familiares, comida, advogados ou novos presos vindos das delegacias da região.
Os servidores reivindicam o pagamento dos inativos e pensionistas, do 13º, além de outras demandas necessárias ao bom desempenho da atividade penitenciária.
DECISÃO JUDICIAL
Uma liminar do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, determinou que os agentes penitenciários retornem ao trabalho no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A decisão teve como base uma ação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Entre outras motivações, a sentença cita a crise no sistema carcerário e que a greve poderia pôr em risco a segurança da população carcerária.
Diante disto, o Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário (SindSistema) convocou toda a categoria para uma assembleia, às 17h de hoje, para discutir a decisão sobre a ilegalidade da greve dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).http://avozdacidade.com/site/noticias/policia/56262/