Com polos em 18 institutos federais, o Mestrado Profissional em
Educação Profissional e Tecnológica (Prof-EPT), ofertado em rede, abrirá
até 400 vagas para servidores docentes e técnico-administrativos no
primeiro semestre de 2017. Elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de
Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog), a proposta de curso foi
submetida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e aprovada no
início desta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes).
O programa será coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo
(Ifes), com o auxílio de um Comitê Gestor a ser constituído nos próximos
dias, dando início à elaboração do edital do processo seletivo,
previsto para ser lançado em 2017. O curso semipresencial terá 510 horas
de atividades didáticas e duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas
em EPT; e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT. As vagas
contemplarão o público externo, mas haverá reserva para os servidores da
Rede Federal.
Já no seu primeiro ano de oferta, o mestrado estará presente em todas
as regiões brasileiras. “É uma grande conquista, que mostra que a rede é
forte e importante para o País; evidencia que a educação profissional e
tecnológica continua sendo prioritária”, destaca o coordenador do
programa, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, diretor de Pós-Graduação do
Ifes.
Em 2017, terão polos do Prof-EPT os institutos federais do Amazonas,
da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, Farroupilha, Fluminense, Goiano,
de Goiás, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Rio
Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo, de Sergipe, do Sudeste
de Minas Gerais, Sul-rio-grandense e do Triângulo Mineiro. A ideia é
que, futuramente, todas as instituições da Rede ofereçam o curso.
Concepção – A construção do programa teve início em
2014, sob liderança do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do
Instituto Federal de Goiás (IFG), Ruberley Rodrigues de Souza, então
coordenador do Forpog. Representantes de 10 institutos federais
participaram da elaboração da proposta, submetida à Capes em julho de
2015.
“A aprovação do mestrado é resultado do engajamento da Rede Federal e
do Conif. A intenção é abrir mais oportunidades para que os servidores
possam aperfeiçoar as práticas educacionais e a gestão escolar
vinculadas à educação profissional e tecnológica”, afirma a coordenadora
da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Conif, Rosana
Cavalcante, reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac).