Advertisement

IFRJ: inscrições até o dia 18, para total de 1.160 vagas

Quem deseja fazer um curso técnico integrado ao ensino médio médio tem à disposição o concurso de admissão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 18 de outubro no site da instituição. Somente participam do processo seletivo aqueles que concluíram ou têm condições de concluir o 9º ano do ensino fundamental.

Ao acessar a página do IFRJ, o candidato deve preencher o formulário de  inscrição, responder ao questionário socioeconômico e, em seguida, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$60. A data limite para quitar o valor é 19 de outubro. A lista com a relação dos pedidos de isenção da taxa homologados já pode se consultada no endereço eletrônico do IFRJ.

Ao todo, são ofertadas 1.160 vagas em diversas unidades. Na capital concentra-se o maior número: 300 para Alimentos, Farmácia, Meio Ambiente, Química e Biotecnologia. No campis de Duque de Caxias, são disponibilizadas 96 nas áreas de Química e Petróleo e Gás. Na unidade Nilo Peçanha, são 200 vagas para Agropecuária, Meio Ambiente, Informática e Agroindústria. Há oportunidades, ainda, para Nilópolis (180 para Controle Ambiental e Química), São Gonçalo (72 na área de Química), Volta Redonda (72 para com Automação Industrial), Paracambi (180 vagas em Eletrotécnica e Mecânica) e Arraial do Cabo (60 em Informática).

Do total das vagas oferecidas, 50% destinam-se à ampla concorrência, e 50% aos estudantes da rede pública de ensino. Destas, metade seguem para os candidatos que possuem renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e meio. Já a outra parte fica com quem se encaixa em patamar de vencimento superior ao indicado. Em cada um dos grupos de cota, parte das vagas segue para os candidatos negros, pardos e indígenas.

A seleção constitui-se de duas provas objetivas de Matemática e Português, a serem realizadas no dia 1º de novembro. Os inscritos também farão uma Redação. O resultado e a classificação final serão divulgados no dia 23 de dezembro.

Serviço
www.ifrj.edu.br

Anexos

Título Data Tipo
09/10/2015PDF                                                          http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/IFRJ-inscricoes-ate-o-dia-18-para-total-de-1160-vagas-2000145031577-1400002102372