Advertisement

Rodrigo Drable -Entrevista- A Voz da Cidade ( Hoje)

Rodrigo Drable – PMDB 15 – 15030

1. Por que o desejo de disputar eleição?
- Os municípios de nossa região foram deixados para trás. Nossa qualidade de vida é muito inferior à de outras regiões do estado. Precisamos de melhorias significativas na Saúde e na Educação, melhorar a infraestrutura e a qualidade da malha viária, gerar renda, pois o comércio, que é o maior empregador da região, está sofrendo com o momento financeiro do país. Precisamos buscar alternativas de esporte e lazer. Não é justo que nossas crianças não tenham onde se divertir, que nossos idosos passem o dia esperando pelo horário da novela. Qualidade de vida e a valorização da família são esteios de toda a sociedade, e eu quero muito ter a oportunidade de lutar por essas questões.

2. Como avalia suas chances de se eleger?
- Barra Mansa vive um momento de transição política. Em 2010 tivemos três candidatos que, juntos, fizeram quase 60 mil votos. Nesta eleição nenhum dos três é candidatando. Dessa vez, teremos um belo time de candidatos, pessoas que também têm demonstrado seu amor pela cidade e sua vontade de fazer diferença. Mas, penso também que política é momento e, no momento posso fazer muito pela nossa região. Venho de uma eleição onde obtive a maior votação da cidade e tenho conduzido meu mandato defendendo o interesse do cidadão. Enfrento as decisões do Executivo quando necessário, e não faço barganha. A única condição para eu apoiar o Executivo, é ele fazer uma administração austera e que melhore a vida das pessoas. Enquanto a população estiver sofrendo com problemas estruturais básicos vou me posicionar de forma contundente em defesa do povo. Por outro lado, minha parceria com o deputado federal Eduardo Cunha, que é o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, tem permitido conseguir recursos para a região, principalmente na área da Saúde e Educação. Isso tem nos aberto portas e permitido construir parcerias que serão muito importantes do ponto de vista eleitoral. Estou disputando uma vaga em pé de igualdade com deputados que têm mandato e tenho certeza que com o apoio da população de Barra Mansa alcançaremos a vitória.


3. Considera importante a região ter um representante na Alerj?
- Creio na necessidade de alternância das representatividades. Nós temos os mesmos deputados há muito tempo e os problemas continuam os mesmos. Nossa economia não avança, mas verificamos que os incentivos fiscais permitiram transformações em Três Rios. E eu também quero essa transformação para Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Quatis, Resende e Itatiaia. Os deputados precisam entender que é muito mais saudável e consistente o desenvolvimento de toda a região. Não adianta trabalhar por uma cidade e esquecer que desenvolvimento, em qualquer área, passa pelo crescimento da sua cidade e daquelas que estão ao redor.

4. Quais as vantagens dessa representatividade?
- Barra Mansa, em especial, precisa estar unida para eleger o seu deputado estadual. Temos eleitorado para eleger dois deputados, mas os votos se dividem muito, principalmente para candidatos de fora. Penso que o deputado estadual deve ser acessível; aquele que você tem a oportunidade de conversar, pleitear e cobrar. Já o deputado federal tem que ter força o suficiente para fazer as coisas acontecerem. O deputado federal que apoio é Líder do PMDB, Eduardo Cunha, meu amigo, frequenta minha casa, conseguiu recursos para a região, para a Santa Casa e é o mais cotado para ser o próximo presidente da Câmara dos Deputados. Será a primeira vez que o Estado do Rio terá o presidente da câmara e isso será muito bom para a nossa região!

5. Como você avalia a situação da Região Sul Fluminense?
- Carente de políticos e políticas públicas destinadas à resolver os problemas mais elementares do nosso cotidiano. Se você tem um parente que precisa se tratar de dependência química, a quem recorre? A quem você pode propor projetos, discutir suas ideias ou apresentar suas indignações? Estamos tranquilos com a Segurança Pública? Estamos satisfeitos com as soluções na Saúde e Educação? Acredito que não. O Sul Fluminense precisa de um time de deputados que realmente defendam a região. E não adianta trazer candidatos de outras regiões, por melhor que eles tenham atuado por lá, pois continuarão sendo muito bons lá, na sua comunidade, mas depois das eleições dificilmente voltarão por aqui.

6. Que projetos estariam dentro de sua visão estratégica para a região?
- A alteração dos benefícios tributários, mudanças na forma de realizar vistorias do Detran, pois é um absurdo perder um dia de trabalho para vistoriar um veículo, criação de Polos de Atenção e Tratamento da Pessoa com Deficiência, implementação de políticas regionais para o combate às drogas e o tratamento da dependência química e o fortalecimento da Segurança Pública, além da criação de Núcleos de Atenção à Saúde e Lazer da Terceira Idade e a busca por solução definitiva para as enchentes do Rio Barra Mansa.

7. Na sua opinião, que áreas precisam de mais atenção no Sul Fluminense?
- Precisamos aumentar a capacidade de atendimento de saúde de média e alta complexidade, ofertar cursos técnicos e de nível superior nos quais as pessoas tenham as mesmas oportunidades, independente do famoso Q.I (Quem Indica), a Segurança Pública merece um plano específico para a região, já que com as ações de ocupação na capital, a criminalidade cresceu muito por aqui. Precisamos encontrar alternativas tributárias para diminuir as diferenças criadas pelos planos anteriores que favoreceram algumas cidades em detrimento de outras. Um exemplo muito claro foi a saída da Nestlé de Barra Mansa e logo em seguida, a inauguração de outra fábrica da mesma empresa em uma cidade que goza de benefício fiscal. Precisamos de deputados que defendam a região e não se preocupem apenas em trocar seus mandatos por cargos no governo.

8- Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processo na Justiça?
Sou legalista e defendo o rigor no cumprimento do que determina a lei. Sou Ficha Limpa. O cidadão tem que decidir qual o tipo de representante que ele quer. Aquele que já disputa o mandato com base numa liminar ou o ficha-limpa?
9 - O que acha da atuação do Detran no nosso estado, com a apreensão e reboque dos veículos com documentação em atraso, além de implicar ao contribuinte o pagamento destas despesas, outras como a diária do depósito e multa pelo atraso no pagamento? Se eleito, como pretende atuar nesta situação?
- A já conhecida “Indústria da Multa” vem sendo aprimorada com a “Indústria do Reboque” e do Depósito. O primeiro passo é reestruturar o Detran e acabar com o cabide de empregos. Não é possível que uma vistoria chegue a demorar mais de seis horas e que os responsáveis pelo serviço sejam pessoas apadrinhadas por deputados. Essas pessoas, apesar de se esforçarem, não têm qualificação ou experiência para dar o atendimento que a população precisa e merece. As taxas que pagamos no Estado do Rio são altas e não correspondem à qualidade do serviço que nos é oferecido. Isso precisa mudar com urgência! Defenderei o concurso público para os Postos de Vistoria, que se estabeleça taxas justas para os serviços.

10 - Com relação ao atendimento prestado pelo Ministério da Previdência, o INSS não acolhe as mães que se dedicam exclusivamente a cuidar de seus filhos em situação de doença. Em alguns casos, o tratamento é realizado fora do domicílio e impossibilita que essa mãe exerça atividade profissional. Como analisa o fato de, em alguns casos, o INSS não conceder o benefício para as mães que se encontram nesta situação e o que um deputado estadual pode fazer para ajudar?

Defendo a família e defendo também que o governo ampare não apenas o enfermo, mas a família que se sacrifica para cuidar da criança. O benefício concedido por doenças crônicas não é suficiente para cuidar nem mesmo do paciente, muito menos para permitir que sua cuidadora, sua mãe, possa abrir mão do seu trabalho para se dedicar com exclusividade.
Apesar de tratar-se de uma questão regulada por lei federal específica, creio na possibilidade de desenvolvermos uma lei que defenda os pensionistas do estado e que sirva como modelo a ser copiado em Brasília para benefício de toda a população brasileira.

11- Já ocupou algum cargo público eletivo? Se sim, quais foram os principais projetos ou ações desenvolvidos durante sua gestão?
Fui eleito vereador pela segunda vez em 2012, e consegui a maior votação da cidade. Tenho orgulho de cumprir um mandato em defesa do que é correto. Não troco apoio político por vantagem e isso cria algumas dificuldades para agradar a todos. Mas tenho a convicção de fazer política para servir à população. Chega do político que faz política para servir a si próprio. Dedico meu mandato na busca por recursos para Barra Mansa e nossa região. Quando vejo a UPA 24hs da Região Leste fechada embora a estrutura física esteja prontinha para atender a população, me dói o coração. Aquela foi uma conquista para toda uma região e que beneficiaria até Volta Redonda. No entanto, continua de portas fechadas. Precisamos mudar os conceitos! Os políticos precisam entender que na disputa pelo voto não se pode, jamais, sacrificar o povo.
Tenho várias leis aprovadas direcionadas à defesa dos direitos do cidadão e uma em especial me enche de alegria: a Lei que criou o Conteúdo Antirracismo e Antidiscriminação nas escolas. Essa lei se tornou modelo utilizado pelo Ministério da Inclusão Racial.


12. Espaço para recado ao eleitor
Se as coisas não andam bem, não é apenas pela ação dos maus, mas principalmente pela omissão das pessoas de bem. Quero ser o deputado da família, o deputado da saúde, do emprego e da educação. Creio no futuro e creio que JUNTOS SOMOS MAIS!

PERFIL
1. Nome completo: Rodrigo Drable Costa
2. Apelido:
3. Naturalidade: Barra Mansa
4. Idade: 33 anos
5. Hobby: ciclismo
6. Religião: Cristão Protestante
7. Estado civil: Casado
8. Quantos filhos e netos: uma filha
9. Ocupação declarada: comerciante
10. Quando entrou na vida política e como aconteceu: Fui eleito vereador pela primeira vez em 2004 e, novamente em 2012, seguindo os passos do meu avô Marcello Drable e do Cel. Aluizio Campos Costa, que foram prefeitos respectivamente de Barra Mansa e Volta Redonda
11. Definição de sua trajetória política: Tenho dedicado minha vida pública na busca por gerar oportunidades à população carente, principalmente na área da Saúde e Educação.
12. Em quais partidos já foi filiado: PSC e PMDB
13. Slogan: JUNTOS SOMOS MAIS