Advertisement

Ele É Incrível, Mas Fuma Maconha. E Agora?

Esse é um espaço para tirar todas aquelas dúvidas sobre sexo e relacionamentos que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar. Mande email para oisemvergonha@gmail.com com o assunto Tira-dúvidas.
Casal Sem Vergonha,
Estou ficando com um cara incrível, mas tem um porém: ele fuma maconha. Quando fuma ele não muda, até fica mais carinhoso e sensível comigo, mas não consigo me acostumar com a ideia de namorar com um maconheiro. Vale dizer que ele trabalha e estuda bastante.
Eu gosto de beber mas detesto outras drogas. Será que devo investir na relação mesmo assim?
Leitora Anônima
Querida leitora anônima,
Estamos tão acostumados a ouvir mentiras que quando alguém nos fala a verdade, muita vezes duvidamos. Que a maconha é uma droga ilícita no Brasil todo mundo já sabe, mas será que ela é tão nociva para as pessoas como os meios de comunicação e os conservadores adoram divulgar? Segundo o ranking mundial de drogas (desenvolvida na Universidade de Bristol), que divide as drogas por seus danos para o usuário e a sociedade, a maconha está na 11º colocação, enquanto o álcool está na 5º colocação, concluindo de forma científica que os “Bons Drink” são muito mais perigosos a nossa saúde e a sociedade do que a Cannabis.
Além disso, nunca foi registrada na história uma morte sequer por causa da maconha, diferente de outras drogas que são legalizadas no nosso país: o álcool – totalmente aceito na nossa sociedade – mata 2,5 milhões de pessoas por ano (dados do Global Status Report on Alcohol and Health); já o cigarro, aquele mesmo que um monte de gente ao seu redor fuma, mata 5 milhões de pessoas por ano (dados da Organização Mundial da Saúde).
A maconha não é legalizada no Brasil, mesmo com todas as pesquisas recentes sobre a cannabis e diversos países do mundo a legalizando como Argentina, Uruguai, Portugal, Holanda, Espanha, EUA(medicinal), Canadá(medicinal), entre muitos outros. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é o mais conhecido ativista brasileiro e é membro da Comissão Latino-americana de Drogas e Democracia. Ele apoia a descriminalização da posse de pequenas quantidades para uso pessoal da maconha, o auto-cultivo em residências e afirma que a repressão como é feita resulta num aumento de violência e consumo. Ele é o protagonista do documentário Quebrando o Tabu, onde aborda o assunto com profundidade e fatos reais.
Dissemos tudo isso para que você possa responder uma questão para si mesma: o que te motiva a querer afastar alguém interessante da sua vida somente por uma escolha pessoal dele? As suas motivações são reais ou você se deixou levar pelo preconceito devido informações incoerentes/hipócritas espalhadas pela mídia? Como nos disse, você gosta de beber e escolheu fazer o uso de uma substância que, como dissemos, mata 2,5 milhões de pessoas por ano. Nem por isso as pessoas te discriminam. Já pensou se fosse o contrário – ele te desse um fora por que você gosta de uns bons drink de vez em quando?
Se o cara incrível com quem você está ficando trabalha, estuda, cumpre com as suas responsabilidades, achamos que você deveria refletir pelos reais motivos pelos quais pensa em afastá-lo da sua vida. Independente da sua decisão, cuidado para não cometer injustiças. Analise os fatos, as consequências e raciocine como um ser pensante, e não como mais um integrante da manada que vai pra qualquer caminho que a maioria for.
Boa sorte!
ps: o Casal Sem Vergonha de forma alguma faz apologia ao uso de drogas. Estamos apenas mostrando fatos cientificamente comprovados (contra fatos não há argumentos) e seguindo com a nossa meta de quebrar tabus.http://www.casalsemvergonha.com.br/2012/11/27/ele-e-incrivel-mas-fuma-maconha-e-agora/